Um dos primeiros queijos fabricados pelo homem, o "LABNEH", nasceu no oriente Médio e desembarcou no Brasil no final do século XIX, com os primeiros imigrantes árabes.


O LABNEH um tipo de queijo árabe originário do norte do Líbano, região de Akkar, particularmente do vilarejo de Rahbeh, feito com leite de vaca ou ovelha. No Oriente, é conhecido como labaneh, labneh, bebneu ou bebenen. É um aperitivo comum, tanto no Líbano como na Síria, normalmente utilizado amassado, misturado a cebola picada e azeite de oliva, acompanhado com aguardente árabe (araq).


Tradicionalmente, a textura e o sabor do labneh variam de acordo com a região, a idade e os temperos utilizados. Existem dois tipos: o mais tradicional, seco, em formato de bolas envolvidas em zattar, tomilho, pimenta calabresa ou menta; e um tipo mais cremoso, moldado em bolas menores e conservado no azeite ou no óleo. O labneh apimentado é normalmente recoberto com pimenta, com coloração avermelhada muito comum na Síria.


O labneh é produzido no Brasil pelo LATICÍNIOS PRESIDENT LTDA. com a marca CHANCLICHE®, em escala industrial, desde 1989. A tradição e a habilidade em produzir esse tipo de queijo fez do LATICÍNIOS PRESIDENT um pioneiro, conferindo ao produto qualidade e nome especial.
CHANCLICHE® é considerado um queijo magro, com baixo teor de gorduras e calorias, e uma ótima fonte de proteínas, além de muito saboroso e nutritivo.


No Brasil, está presente nas gôndolas dos melhores supermercados, panificadoras, lojas de conveniências, pizzarias, churrascarias e restaurantes. Versátil a ponto de receber ingredientes como cebola, tomate, azeitonas, salsinha, ervas aromáticas, ovos e outros. O CHANCLICHE® é produzido de forma artesanal e comercializado em embalagens a vácuo ou em potes ao óleo..